Obrigatoriedade do exame toxicológico tem início em 1º de Julho de 2023

A partir de 1º de julho, os motoristas das categorias C, D e E terão que se submeter novamente ao exame toxicológico, de acordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

A obrigatoriedade havia sido suspensa em decorrência da pandemia de COVID-19, mas agora está em vigor novamente. Os condutores terão um prazo até 28 de dezembro para cumprir a nova lei estabelecida.

O exame, que deve ser realizado em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito, é feito a partir de amostras de cabelo ou pelos, para verificar o consumo de substâncias psicoativas.

Além disso, o exame toxicológico será exigido não apenas para a emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas também para as atualizações periódicas que devem ocorrer a cada dois anos e seis meses, garantindo assim a segurança no trânsito.

Confira a deliberação nº268, de 29 de Junho de 2023

Penalização para quem não realizar o exame toxicológico periódico

Desde o dia 12 de abril de 2021, a Lei Federal nº 14.071/20 estabelece que motoristas habilitados nas categorias C, D ou E, que conduzirem veículos sem terem regularizado o exame toxicológico periódico, serão penalizados de acordo com o parágrafo único do artigo 165-B do CTB.

As penalidades incluem: infração gravíssima, que resultará em sete pontos na CNH, uma multa equivalente a cinco vezes o valor do exame toxicológico, e uma suspensão do direito de dirigir por três meses. Para ter a suspensão levantada, o motorista deverá incluir um resultado negativo em um novo exame toxicológico no Renach.

A lei também estabelece as mesmas penalidades para os condutores que exercem atividade remunerada (EAR) e não comprovam a realização do exame toxicológico periódico exigido pelo § 2º do artigo 148-A durante a renovação do documento de habilitação nas categorias C, D ou E.

Evite a multa do exame toxicológico periódico – Regularize já a sua situação com a Toxicologia Pardini 

O exame toxicológico periódico poderá ser realizado em um dos mais de 4.500 postos de coleta conveniados à Toxicologia Pardini, em todo o Brasil. Todos os nossos laboratórios são Credenciados pelo SENATRAN, oferecendo assim maior segurança e autenticidade dos resultados.  

Na Toxicologia Pardini – laboratório líder no segmento – é rápido, fácil e confiável fazer o exame toxicológico, dado que este procedimento é realizado por profissionais especializados. 

Para buscar um laboratório para realizar a coleta de cabelos ou pelos do corpo, acesse a nossa página Encontre um Laboratório e permita o site saber a sua localização, para que dessa maneira seja possível mostrar todos os laboratórios próximos a você! 

Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo:

3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
(11) 9 9987-4780
Toxicologia Pardini
Logo Opiniões Verificadas

exametoxicologico.com.br é classificado em 4.80 de 5 com base em 9383 avaliações