O exame toxicológico para motoristas de Uber e de outros aplicativos, como o 99 Táxi, cabify, 4 Move e outros não é uma exigência em nível nacional, mas uma tendência que vem se consolidando gradativamente em diferentes cidades brasileiras, como é o caso de Porto Alegre (RS) e São Carlos (interior de SP), onde o teste de drogas já é obrigatório.
Nos municípios de Goiânia (GO) e de Cachoeiro de Itapemirim (ES), por exemplo, já existem projetos de lei em tramitação para regulamentar essa nova modalidade de transporte de passageiros, que incluem o exame toxicológico para Uber e demais aplicativos.
Atualmente a Cabify atua em oito cidades: São Paulo, Santos, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
Entenda por que o Exame Toxicológico para Uber e Outros Aplicativos é uma Tendência no País
Para entender por que o exame toxicológico para Uber e demais aplicativos é umatendência em âmbito nacional, é preciso lembrar que desde a chegada dos apps ao Brasil, inicialmente o Uber, em 2014, no Rio de Janeiro, desencadeou-se uma série de conflitos entre motoristas de aplicativos e taxistas.
Somente em 2018, a permissão para os aplicativos de transporte privado no país foi aprovada na Câmara e sancionada pelo então presidente Michel Temer, delegando aos municípios a criação de regras próprias para o funcionamento dessa modalidade de transporte.
Apesar da lei, as polêmicas no segmento de transporte de passageiros continuaram, embora diversos municípios se renderam à nova realidade da tecnologia dos aplicativos, buscando formas de regulamentar a
atividade.
Em outros, no entanto, os apps, mesmo em operação, vinham sendo alvo de contestações, numa sequência intensa de troca de liminares, a exemplo de Fortaleza (CE).
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou uma pedra sobre o assunto: decidiu por unanimidade que não cabe às cidades proibir o serviço de aplicativo de transporte já autorizado por lei federal.
Segundo os especialistas, diante da determinação do STF, todos os municípios brasileiros terão de criar uma regulamentação para o setor, adotando critérios mais rígidos passíveis de melhor fiscalização, com o objetivo de garantir maior segurança e qualidade aos usuários desses serviços.
Com isso, o exame toxicológico para Uber e demais aplicativos tende a ser incorporado às novas regras como exigência para o exercício da atividade, assim como, a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais, entre outros itens em discussão.
O Que é e Onde Fazer o Exame?
O exame toxicológico de larga janela de detecção é um procedimento para avaliar se o motorista fez uso de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180
dias antes da realização do teste.
O processo do teste toxicológico para Uber e outros aplicativos é o mesmo exigido para condutores das categorias C, D e E, em todo o território nacional desde 2016.
O este é simples, indolor, sem necessidade de qualquer preparação. É feito por meio da coleta de amostras de cabelos ou pelos do corpo (peito, braços, pernas
ou axilas).
De acordo com a legislação, o exame somente pode ser feito em laboratórios credenciados junto ao Denatran, como é o caso da Toxicologia Pardini.
Além de atender a todas as exigências para realizar o exame toxicológico, o laboratório conta com a maior rede de postos de coleta do país. São mais de 4.500 unidades parceiras em todo o território nacional para a coleta da amostra.
Para encontrar o posto mais próximo do seu endereço e comprar o teste de drogas, acesse o link exametoxicologico.com.br.
Na Toxicologia Pardini você pode acompanhar o andamento do teste de drogas em tempo real pelo endereço exametoxicologico/acompanhamento ou por mensagens de SMS e e-mail.
O prazo de entrega do laudo do exame toxicológico é de, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG. a partir da chegada do material no laboratório da Toxicologia Pardini.
Postos de Coleta do Teste de Drogas para Uber e Outros APPs
Confira abaixo os endereços de postos de coleta nas cidades onde o exame toxicológico para Uber e demais aplicativos é obrigatório, incluindo os municípios de atuação do aplicativo Cabify:
● Porto Alegre (RS) Postos de coleta para o exame toxicológico em Porto Alegre (RS)
● São Carlos (SP) Posto de coleta para o exame toxicológico em São Carlos (SP)
● São Paulo (capital) Postos de coleta para o exame toxicológico em São Paulo (SP)
● Campinas (SP) Postos de coleta para o exame toxicológico em Campinas (SP)
● Santos (SP) Postos de coleta para o exame toxicológico em Santos (SP)
● Rio de Janeiro Postos de coleta para o exame toxicológico no Rio de Janeiros (RJ)
● Belo Horizonte Postos de coleta para o exame toxicológico em Belo Horizonte (BH)
● Curitiba Postos de coleta para o exame toxicológico em Curitiba (PR)
● Brasília Postos de coleta para o exame toxicológico em Brasilia (DF)
Se ficou alguma dúvida sobre o exame toxicológico para motoristas de Uber e demias aplicativos, entre em contato com um dos nossos canais de atendimento:
- Telefone: 3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
- E-mail: [email protected]
- whatsApp: (11) 99987-4780
- Inscreva-se no nosso canal do youtube: Toxicologia Pardini – Youtube