A Lei Federal 13.103 de 2015 tornou obrigatória a realização do exame toxicológico para motorista profissional. A exigência para renovação ou emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E alterou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e é regulamentada pela resolução 529 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Essa obrigação por meio de Lei veio a tona depois de se analisar o número de acidentes de trânsito que envolvia esses motoristas profissionais. Muitas vezes, os condutores estavam sob efeito de drogas ilícitas, a fim de suportarem a jornada de trabalho.
Antes de agir, você precisa saber que o exame toxicológico para motorista profissional precisa, necessariamente, ser feito em um laboratório credenciado pelo DENATRAN. A Toxicologia Pardini que é líder mundial neste setor, possui uma ampla rede de laboratórios credenciados em todo o Brasil, são mais de 4.500 pontos de coleta e você, motorista profissional, pode encontrar facilmente um perto de você aqui no site.
Para fazer o exame toxicológico não precisa de nenhuma preparação, não doí e não deixa marcas, basta escolher um laboratório da Toxicologia Pardini credenciado pelo DENATRAN, através do site www.exametoxicologico.com.br, efetuar a compra e agendar seu exame.
O exame toxicológico de larga janela de detecção é uma análise em amostras de queratina que identifica o consumo de drogas ilícitas em um período de 90 a 180 dias. Caso o exame toxicológico seja positivo, ele consegue identificar o nível de consumo da droga neste período e trás um demonstrativo desta analise.
A queratina está presente no couro cabeludo, nos pelos do corpo e nas unhas. A amostra usada, preferencialmente, é o cabelo. Mas em motoristas carecas ou que tem cabelo com menos de 3 cm de comprimento, os pelos podem ser usados sem que prejudique o resultado da análise, inclusive as amostras de pelos são responsáveis por apresentar uma janela de detecção ainda maior, o período de detecção do consumo nestas amostras de pelos é sempre de 180 dias. Caso o motorista profissional que for fazer o exame toxicológico não possuir cabelos e nem pelos, este motorista pode se fazer a coleta das amostras para o exame toxicológico com raspas de unhas, mas só em último caso e o período de detecção também é de 180 dia.
Após, aproximadamente, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG. da data de coleta do exame toxicológico, o resultado da análise toxicológica estará pronto. Se o seu resultado for negativo, você deve agendar uma visita ao Detran para iniciar o processo de renovação e também levar o laudo do seu exame toxicológico.
Com este documento, um médico revisor (MR) credenciado fará a avaliação do seu teste de drogas. Caso o seu resultado aponte positivo, você não poderá dar sequência ao processo de renovação e deverá aguardar, ao menos, três meses para realizar um novo exame.
Agora que você já entende as obrigatoriedades do exame toxicológico para motorista profissional, está na hora de marcar a sua análise.
Entre no site da Toxicologia Pardini, a empresa líder mundial no segmento, e encontre um laboratório credenciado perto de você!