Exame toxicológico de larga janela de detecção é uma analise que consegue identificar se houve o consumo de certas substâncias psicoativas por um individuo, em determinado período de tempo, que normalmente varia entre 90 e 180 dias e é realizada através de amostras de queratina extraída de cabelos ou pelos e em casos específicos de amostras de unhas.
Hoje, o exame toxicológico é utilizado em diversas atividades do cotidiano: motoristas para renovar a CNH; empresas que admitem ou desligam motoristas profissionais; candidatos à concursos públicos, em atendimento ao edital; pilotos na aviação civil; particular, em atendimento à ações judiciais ou por motivos pessoais; entre outros.
Exame toxicológico para Renovação de CNH
Conhecido popularmente como teste de drogas, o exame toxicológico de larga janela de detecção é utilizado por motoristas para renovar, emitir ou alterar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categorias C, D e E. Passou a ser exigido em 2016 após o governo federal sancionar a Lei 13.103 (lei dos caminhoneiros), saiba mais sobre esta lei e a sua regulamentação.
Vale ressaltar que o teste toxicológicosó tem validade se for realizado em laboratórios credenciados pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), como a Toxicologia Pardini que tem um laboratórios de coleta perto de você entre os mais de 4.500 em todo o país. Acesse a pagina inicial e insira a cidade e o estado desejado para achar o laboratório.
Exame toxicológico de larga janela de detecção para Concursos
No caso dos concursos públicos, o exame toxicológico de larga janela de detecção, trata de uma etapa eliminatória exigida nos editais para cargos de segurança pública entre eles: a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Exército, Marinha, Aeronáutica para o sistema carcerário, para juízes e outros.
Cada concurso tem suas particularidades em relação ao exame toxicológico definidas no edital, tais como: tipos de drogas pesquisadas; janela de detecção, a qual pode variar de 30 a 180 dias e prazo de validade do resultado. A maioria dos editais orientam que o laudo seja apresentado impresso junto com os demais documentos.
A Toxicologia Pardini é pioneira na área de concursos públicos, com mais de 18 anos de experiência, prestando serviços de análise toxicológica por todo o Brasil, entenda mais sobre exames toxicológicos para concursos públicos.
Exame toxicológico
Este exame é obrigatório para as empresas no momento da contratação e do desligamento de motoristas profissionais que atuam em regime de CLT (com carteira de trabalho assinada).
Os dados do exame toxicológico, independente do resultado, devem ser enviados ao Ministério do Trabalho via CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Conheça aqui a exigência do Ministério do Trabalho para o sistema do CAGED.
Veja como fazer o exame toxicológico para renovar CNH
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: