Para evitar filas, os procedimentos para renovação da CNH, alteração ou inclusão de categoria podem ser feitos pela internet no site do Detran-PE.
Ao acessar a aba habilitação, escolha o serviço desejado e insira os dados pessoais para emitir a taxa e agendar as fases presenciais: captura de foto digital, exame médico e, no caso de exercer atividade remunerada, também é preciso fazer o agendamento do exame psicológico.
O sistema do DETRAN de Pernambuco – PE disponibiliza os locais onde há vagas para renovação de CNH no momento do agendamento.
Caso o condutor esteja há mais de cinco anos sem renovar a CNH (carteira de habilitação), precisará fazer curso ou prova de atualização.
Atenção: A renovação da CNH, com ou sem atividade remunerada, das categorias C, D e E, requer a realização prévia do exame toxicológico.
Exame toxicológico para o DETRAN de Pernambuco-PE, quando fazer?
Os motoristas devem realizar o exame toxicológico de larga janela de detecção para o Detran-PE na renovação da CNH C,D e E, no caso de mudança ou adição de categoria, e também a cada 2 anos e 6 meses (Segundo a nova lei federal nº 14.071/20, que instituiu o Toxicológico Periódico)
A obrigatoriedade do exame toxicológico para o DETRAN é prevista na Lei Federal 13.103/2015, com vigência a partir de março de 2016, mas devido a uma liminar do DETRAN de Pernambuco – PE para suspender a exigência do teste, revogada pela Advocacia-Geral da União (AGU), a medida passou a valer no estado em abril de 2016.
O objetivo é detectar se o motorista CNH C, D ou E fez uso de substâncias psicoativas em um período de 90 dias antes da realização do teste. O uso de drogas compromete a capacidade de direção e coloca em risco não só o condutor, como também quem transita pelas estradas e rodovias.
Exame toxicológico apenas em laboratórios credenciados
De acordo com a Lei, o teste antidrogas aceito pelo DETRAN de Pernambuco – PE só pode ser realizado em laboratórios devidamente credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), entre eles, a Toxicologia Pardini, líder no país em exames toxicológicos de larga janela de detecção.
Com uma rede parceira de mais de 4.500 laboratórios de coleta credenciados em todo o País, a Toxicologia Pardini mantém unidades em cerca diversos municípios do estado de Pernambuco.
Para encontrar um laboratório em Pernambuco – PE é só acessar a Nossa Página e buscar o estado de Pernambuco – PE para obter todas as opções de laboratórios nesta região. Escolha a cidade de sua preferência e o laboratório de coleta para fazer o exame toxicológico.
Você ainda poderá acompanhar o andamento do seu exame toxicológico para o DETRAN de Pernambuco – PE em tempo real pelo site, em nossa Página de Acompanhamento ou receber mensagens de E-mail ou SMS pelo celular.
Além do site, você também pode comprar o exame pelo televendas da Toxicologia Pardini 3003-5411, sem DDD de qualquer lugar do Brasil ou diretamente no laboratório escolhido. O pagamento pode ser feito via boleto ou cartão de crédito.
Como é feito o exame toxicológico para renovação da CNH no Detran – PE
O exame toxicológico de larga janela de detecção é simples e não requer qualquer preparação do motorista.
Ao chegar ao laboratório de coleta da Toxicologia Pardini, apresente um documento de identificação válido com foto, de preferência CNH ou RG com CPF.
O profissional especializado do laboratório de coleta, capacitado pela Toxicologia Pardini, fará a coleta de uma pequena amostra de cabelo com no mínimo, 3 cm de comprimento para janela de detecção de 90 dias exigido pela lei. Caso o comprimento do cabelo seja inferior a esta medida, o motorista deverá necessariamente fazer a coleta de pelos do corpo (peito, braços, pernas ou axilas) e a janela de detecção nestes casos é de 180 dias.
As substâncias psicoativas analisadas são: Maconha e derivados (Skunk, Haxixe e outros), cocaína e derivados (crack, merla e outros); anfetaminas (rebites); metanfetaminas (speed, ice e outros); ecstasy (MDMA e MDA) entre outros.
Confira a lista completa das: Drogas pesquisadas no exame toxicológico
Lembrando que, o uso de shampoo, gel, condicionador ou tintura não interferem no resultado do exame.
O prazo de entrega do laudo do exame toxicológico é de, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG..
Vale ainda destacar que, a Toxicologia Pardini insere o laudo do seu exame toxicológico diretamente no RENACH, para que você possa dar continuidade ao seu processo de obtenção ou renovação da CNH no Detran-PE.
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: