Atenção, motorista! Se o laudo do seu exame toxicológico para o DETRAN-AP for positivo, isso significa que a análise do material coletado identificou a presença de substâncias psicoativas no seu organismo.
Assuntos desta página
Se o material coletado foi amostra de cabelo, a janela de detecção para o consumo de drogas é de 90 dias antes da realização do exame.
No caso de amostra de pelos do corpo ( axilas, peito, braços ou pernas), o período de detecção é aproximadamente de 180 dias.
Portanto, laudo positivo no exame toxicológico para o DETRAN-AP impede o condutor de alterar ou renovar a CNH nas categorias C, D e E.
Assim, será preciso aguardar o prazo de três meses para refazer o teste, conforme determina o DENATRAN.
Nesse período, no entanto, a sua CNH ficará suspensa e você será considerado inapto temporário, enquanto não apresentar o laudo negativo do exame toxicológico para o DETRAN-AP.
Uso de Remédio Reprova no Exame Toxicológico para o DETRAN-AP?
Essa é uma questão que precisa ser bem compreendida. O exame toxicológico para o DETRAN-AP detecta o consumo de substâncias ilícitas, mas também lícitas, que podem afetar a capacidade de direção do condutor.
Se o laudo for positivo por uso de medicamento devidamente comprovado por prescrição médica, a receita deve ser fornecida ao posto de coleta na hora do exame para envio ao laboratório de análise da Toxicologia Pardini.
Isso é para que conste na observação do laudo o termo ‘uso terapêutico’, especificando que não houve uso ilícito daquela substância.
O condutor também deve apresentar a receita ao médico do DETRAN-AP.
Caberá tão somente a ele avaliar as condições de habilitação do condutor para liberar ou não a continuidade do processo de renovação da CNH.
Leia também: Como é Feito o Exame Toxicológico
Como Renovar a CNH no DETRAN-AP
A primeira condição para renovar a CNH no DETRAN-AP é ter o documento registrado no estado e com situação regularizada.
Com isso, é preciso dirigir-se ao DETRAN-AP na capital, Macapá, ou a um dos postos de atendimento do órgão no interior – Ciretrans, com os seguintes documentos:
- Comprovante de endereço;
- 2 fotos 3×4;
- Documento Original (pode ser também a cópia da sua CNH, RG e CPF)
- Comprovante de pagamento da taxa de renovação da CNH
É necessário, no entanto, antes fazer o agendamento no site oficial do DETRAN-AP, clicando na aba ‘Habilitação’.
Feito isso, compareça no dia agendado com todos os documentos exigidos. Lá, você receberá todas as informações necessárias para dar andamento à renovação da sua CNH.
Os exames médicos podem ser feitos no próprio local ou em clínicas credenciadas ao DETRAN-AP, lembrando que é preciso fazer o exame toxicológico no caso de renovação da CNH nas categorias C, D e E.
Onde Renovar a CNH e Fazer o Exame Toxicológico para o DETRAN-AP
Confira abaixo onde renovar a CNH e fazer o exame toxicológico na capital, Macapá, e em duas outras importantes cidades do estado.
A Toxicologia Pardini conta com diversos postos de coleta no Amapá:
Macapá
Sede DETRAN – Rua Tancredo Neves, 217, São Lázaro
Laboratórios para exame toxicológico em Macapá
Santana
AV. RIO JARI, S/Nº
Para comprar o seu exame toxicológico online, acesse: Comprar Exame Toxicológico
Se estiver com alguma dúvida ou se precisar de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini!
Entre em contato pelos canais abaixo:
- Telefone: 3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil)
- E-mail: [email protected]
- whatsApp: (11) 99987-4780
- Inscreva-se no nosso canal do youtube: Toxicologia Pardini – Youtube