Antes de 2 de março de 2016, os procedimentos para a renovação da CNH no DETRAN-RJ eram os mesmos para todas as categorias de habilitação.
A partir dessa data, o órgão passou a cumprir a Resolução 425 do Contran (Conselho Nacional do Trânsito), respaldada na Lei Federal 13.103, que torna obrigatório o exame toxicológico de larga janela de detecção na renovação da CNH C, D e E, como também para condutores que queiram se habilitar em uma dessas categorias em todo o território nacional.
Vale ainda destacar que, desde o dia 12 de abril de 2021, o exame toxicológico também passou a ser obrigatório a cada 2 anos e 6 meses, de acordo com a Lei Federal nº 14.071/20
O exame só pode ser realizado em laboratórios credenciados no DENATRAN, a exemplo da Toxicologia Pardini, com mais de 20 anos de experiência no mercado.
Na Toxicologia Pardini, você verá que a realização do teste antidrogas é simples, rápida e sem qualquer burocracia.
Antes, no entanto, vamos esclarecer algumas dúvidas importantes sobre o exame toxicológico e como ele é feito pelos profissionais especializados da Toxicologia Pardini.
Para que serve o exame toxicológico de larga janela de detecção?
Também conhecido como teste antidrogas, o exame toxicológico é exigido pelo DETRAN-RJ na renovação da CNH, para avaliar se o motorista fez o uso das chamadas ‘substâncias psicoativas’, nos últimos 90 dias antes do procedimento. Em função desse período, é chamado de larga janela de detecção.
O principal objetivo da medida é reduzir as altas taxas de acidentes nas estradas e rodovias do país, e melhorar as condições de trabalho dos motoristas, principalmente os caminhoneiros que, muitas vezes, recorrem a substâncias ilícitas para enfrentar as longas jornadas. Por isso, a Lei 13.103 também é conhecida como Lei do Caminhoneiro.
Estudos mostram que, embora os caminhões representem apenas 4% da frota nacional de veículos, a categoria está envolvida em mais de 40% das mortes no trânsito. No caso dos ônibus, a modalidade equivale a cerca de 1% da frota, mas responde por quase 10% das ocorrências fatais.
Como é feito o exame toxicológico na Toxicologia Pardini?
Na Toxicologia Pardini, o exame toxicológico de larga janela de detecção é feito a partir da coleta de pequena amostra de cabelo – o mais rente possível do couro cabeludo para não afetar a aparência do candidato – ou de pelos do corpo (braços, pernas, peito ou axilas). O procedimento não exige qualquer preparação, e não é preciso estar em jejum para realizar a coleta.
Veja mais detalhadamente em: Passo a Passo – Como é feito o exame toxicológico?
Lembrando que, a amostra é acondicionada em kit apropriado para garantir a total integridade do material coletado, que é enviado para análise no laboratório da Toxicologia Pardini.
Quais são as drogas detectadas no exame toxicológico?
Depois que o kit com o material coletado chega ao laboratório de análise, é realizado o exame para identificar se houve ou não o consumo de drogas.
Necessário destacar que, o exame toxicológico não avalia o consumo de substâncias como: energéticos, álcool, anabolizantes, antidepressivos, calmantes, entre outros similares.
A listagem das drogas consideradas ilícitas, de acordo com a legislação, inclui:
- Maconha e derivados;
- Cocaína e derivados (crack, merla e outros);
- Metanfetaminas (speed, ice e outros);
- Ecstasy (MDMA e MDA);
- Opiáceos (heroína, morfina, codeína e outros)
- Rebite (também conhecido como Nobésio)
- Entre outros
Confira a lista completa em: Quais drogas são pesquisadas no exame toxicológico?
Atenção: No caso do laudo apontar positivo devido ao uso de algum medicamento prescrito (controlado), o condutor deverá apresentar a receita médica ao perito do Detran-RJ quando for efetuar a renovação da CNH.
Onde fazer o Exame Toxicológico para o Detran-RJ?
Na Toxicologia Pardini, é muito fácil encontrar o posto de coleta mais próximo do seu endereço para realizar o exame toxicológico.
No Rio de Janeiro a Toxicologia Pardini conta com diversas unidades entre as mais de 4.500 opções oferecidas pela rede parceira em todo o País.
Confira a lista completa das cidades que dispõe de Laboratórios de coleta do estado do Rio de Janeiro.
Veja também a seguir os postos de coleta do exame toxicológico na capital Fluminense e nas principais cidades do estado.
Como fazer o Exame Toxicológico para o DETRAN-RJ?
Os preços dos exames toxicológicos para renovação da CNH podem variar de um laboratório para outro. Portanto, na Consulta ao nosso site, você poderá avaliar, não apenas o local da sua conveniência, como também o melhor preço.
Após escolher o ponto de coleta, compre o exame toxicológico para renovar a sua CNH.
Aqui na Toxicologia Pardini é bem simples realizar essa operação, tendo 3 opções de compra:
- a) Pelo site: Exame toxicológico para motoristas CNH C, D e E
- b) pelo televendas, ligando de qualquer lugar do país para o telefone 3003-5411, ligação sem DDD;
- c) Ou direto no laboratório de coleta escolhido.
Logo após a compra, compareça ao posto de coleta para realizar o teste antidrogas.
Não se esqueça de levar o documento original de identificação com foto para apresentar no laboratório de coleta. O procedimento dura em torno de 10 minutos.
Formas de acompanhamento e Prazo
Você pode acompanhar o andamento do seu exame toxicológico em tempo real pela nossa Página de acompanhamento, ou por mensagens de SMS e E-mail.
Válido destacar que, o resultado do exame ficará pronto, em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG..
Quando o laudo estiver pronto, a Toxicologia Pardini fará a inserção do documento no RENACH para que você possa dar andamento à renovação da CNH no DETRAN-RJ.
ATENÇÃO: O DENATRAN, através da deliberação do CONTRAN nº 222 de 27 de abril de 2021, estabeleceu prazos limites para os motoristas C, D e E regularizarem o exame toxicológico periódico.
Para saber mais informações, acesse o nosso artigo: Novas Regras CONTRAN e DENATRAN
Informações Gerais Sobre o Exame Toxicológico
Pronto, viu como é simples, rápido e sem burocracia?
Agora que você já sabe as principais informações sobre o exame toxicológico para o Detran RJ, confira também outras dúvidas frequentes, como:
- Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
- Quanto tempo após o consumo a droga é detectada pelo exame toxicológico?
- Remédio prescrito pode reprovar no exame toxicológico?
Entre outros, acesse a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais perguntas!
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: