Desde que entrou em vigor a Lei do Caminhoneiro (Lei 13.103), e também a Nova Lei de Trânsito (Lei 14.071/20), o exame toxicológico faz parte da rotina do DETRAN.
A lei 13.103 deixa claro a obrigatoriedade da realização do exame toxicológico de larga janela de detecção para motoristas de carga ou passageiro, seja para a emissão, alteração ou renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E.
Vale ainda destacar que, de acordo com a lei 14.071/20, os motoristas também deverão realizar obrigatoriamente o Toxicológico Periódico (exame a cada 2 anos e 6 meses)
Pensando nisso, nós decidimos trazer para você as principais informações sobre o exame toxicológico para o DETRAN. Quer saber mais? Então confira abaixo!
Exame toxicológico para o DETRAN: como funciona?
O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) é a instituição que regula todo o processo de emissão ou renovação de uma carteira de habilitação (CNH) no estado. Sendo assim, ele também faz parte da exigência do exame toxicológico de larga janela de detecção.
Dessa forma, o primeiro envolvimento que o motorista tem com o exame toxicológico é na hora de escolher o laboratório credenciado pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), pois de acordo Lei nº 13.103 de 2015, no Art. 148-A, parágrafo 7º, diz que o exame só poderá ser realizado por laboratórios credenciados pelo DENATRAN.
A visto disso, a Toxicologia Pardini, líder no ramo de toxicológico, possui todas as exigências necessárias para os motoristas realizarem o teste de drogas, com absoluta tranquilidade e certeza que não haverá nenhum erro, como resultado Falso-Positivo.
Válido destacar que a Toxicologia Pardini esta presente na lista de rede credenciada do DETRAN em todos os estados do Brasil.
E para achar um laboratório de coleta é fácil:
O motorista deve primeiramente escolher um ponto de coleta de sua preferência entre os mais de 4.500 espalhados em todo o país e comprar o exame através do site.
Caso prefira, você também tem a opção de comprar o exame toxicológico pelo telefone: 3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil) ou diretamente em uma unidade de coleta parceira da Toxicologia Pardini.
Coleta de amostras (Cabelos ou Pelos)
Depois de escolher a clínica de coleta e efetuar a compra do exame toxicológico, o próximo passo é fazer a coleta de amostra para o exame.
O teste não exige nenhuma preparação obrigatória, e também não é preciso realizar o agendamento prévio.
Lembrando que, para fazer o exame toxicológico, não é necessário estar em jejum.
Além disso, uma das dúvidas comuns é sobre quanto tempo é realizado o exame toxicológico detran, que neste caso, tem uma janela de detecção de 90 dias – para exames realizados em cabelos ou 180 dias – para exames realizados em pelos, não sendo possível para amostras de pelos a análise em uma janela inferior.
Caso queira saber o porquê dessa diferença de tempo entre os exames, confira o Tempo de detecção de drogas no exame toxicológico.
Amostra de cabelos
Na unidade, será coletado a amostra de cabelo, que precisa ter um comprimento mínimo de 3 cm e não pode estar molhado/úmido.
Válido destacar que, para cabelos quimicamente tratados, e/ou o uso de produtos para cabelos, como Gel, Pomada, Cera, Shampoo, Condicionadores, Spray, Tinta para cabelo (Tingimentos, Luzes) entre outros não influenciam no resultado do teste, pois a Toxicologia Pardini utiliza um método de lavagem que faz a descontaminação de qualquer impureza externa da amostra.
Além disso, as amostras sempre serão analisadas na parte interna do fio, para garantir um resultado legítimo, evitando qualquer tipo de risco de seu exame apresentar um resultado “Falso Positivo”
Amostra de Pelo
Caso o tamanho do seu cabelo não atinja os 3 cm mínimo de comprimento, será necessário colher amostras de pelo.
O uso de desodorante, cremes corporais ou qualquer outro produto destinado aos pelos também não influenciam no resultado do exame toxicológico.
Drogas analisadas no exame toxicológico
Há também uma relação de drogas que não são pesquisadas, entre elas:
- Metilfenidato (também conhecido por seu nome comercial como RITALINA)
- Efedrina
- Fenfluramina
- Ript Fuel
- Terma Pró
- Esteróides
- Anabolizantes
- Entre outros.
Confira a lista completa em: Drogas identificadas no exame toxicológico.
Prazo e acompanhamento do exame toxicológico
Todas as etapas do exame toxicológico são informadas por SMS ou E-mail, além de estarem disponíveis em tempo real, através da nossa Página de Acompanhamento, ou pelo telefone.
Em média, 48 horas. Ocasionalmente, a análise da amostra precisa ser repetida ou confirmada. Nesses casos, é preciso mais tempo para a liberação do laudo, podendo chegar a 5 dias úteis. Esse cuidado criterioso é o que garante a qualidade e assertividade dos resultados emitidos pela Toxicologia Pardini. Lembramos que este prazo é considerado após o recebimento da amostra no laboratório de análise (NTO) em Belo Horizonte MG., o resultado do exame estará disponível e será enviado o número do laudo ao sistema do RENACH, liberando o DENATRAN.
Com isso é só dar continuidade aos procedimentos junto ao DETRAN de sua cidade.
O que fazer caso o resultado do teste de drogas indicar positivo?
Caso a análise aponte um resultado positivo, o condutor ficará inapto temporariamente, por três meses.
Nessa situação, após os 3 meses, ele deverá, posteriormente, fazer um novo exame e passar por todas as etapas novamente, até que o resultado do exame toxicológico para o DETRAN apresente negativo.
Confira mais detalhes em nossa página: Exame Toxicológico Positivo, o que fazer?
Informações gerais sobre o exame toxicológico
Agora que você já conhece as principais informações sobre o exame toxicológico para o DETRAN, poderá dar início ao seu processo de emissão, troca de categoria ou renovação de CNH C, D ou E.
Caso queira saber mais informações sobre o exame toxicológico, como:
- Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
- Remédio prescrito pode reprovar no exame toxicológico?
- O que é exame toxicológico?
Entre outros, acesse a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, e confira essas e demais dúvidas!
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: