Desde 2016, a Lei 13.103 obriga todos os motoristas habilitados nas categorias C, D e E a realizarem o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção, seja para emitir, alterar ou renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), junto aos já realizados exames médicos e psicotécnicos. Além disso, desde 12 de abril de 2021, O exame toxicológico também é obrigatório a cada 2 anos e 6 meses (segundo a nova lei federal nº 14.071/20, que institui o Toxicológico Periódico)
Por conta disso, muitos profissionais, principalmente caminhoneiros, empresas como transportadoras e cooperativas, buscam laboratórios credenciados pelo DENATRAN para a realização desse procedimento.
E uma das dúvidas mais comuns que recebemos, é sobre quais tipos de drogas são detectadas no exame toxicológico.
Dessa forma, confira abaixo a lista de drogas detectadas na análise:
Com uma pequena amostra de cabelo ou de pelos do corpo (como axilas, braços, pernas ou peito) o exame toxicológico consegue fazer a identificação de algumas substâncias consumidas nos últimos 90 dias, com amostras de cabelo, e 180 dias, com amostras de pelos.
Uma das dúvidas comuns para quem irá realizar o teste é saber quais substâncias são detectadas no exame toxicológico. Dessa forma, as drogas analisadas são;
- Maconha,
- Haxixe,
- Skunk,
- Cocaína,
- Crack,
- Merla,
- Codeína
- Anfepramona,
- Anfetaminas,
- Ecstasy (MDMA, MDA, MD, EVE),
- Femproporex,
- Heroína
- Metanfetaminas
- Morfina
- Hidrocodona
- Hidromorfina
- Fenciclidina
- Mazindol
Veja a lista completa das drogas analisadas para Exame Toxicológico CNH/CLT e Concurso Público, e confira também as Drogas Não Pesquisadas no Exame Toxicológico.
Como mencionamos acima, o exame toxicológico é feito, em sua maioria, com pequenas amostras de cabelo.
Logo após, essas amostras são enviadas ao laboratório e passa por testes para identificar a existência ou não de substâncias ilícitas, como as listadas acima.
Caso queira saber detalhadamente como fazer o Exame Toxicológico, acesse: Passo a Passo – Como Fazer o Exame Toxicológico.
Além de detectar as drogas, o teste toxicológico consegue analisar o padrão de consumo e diferenciá-lo em cinco categorias variadas desde levíssimo até gravíssimo, auxiliando no encaminhamento clínico dependendo de cada caso.
Depois desses processos, são emitidos os laudos do exame toxicológico, que podem ser enviados para o endereço do paciente ou, então, diretamente para que o médico avalie na clínica onde vai realizar os outros exames.
A parte mais importante para realizar um exame toxicológico é seguir as recomendações do DENATRAN e fazê-lo em um empresa credenciada, como a Toxicologia Pardini. Nós somos especializados na realização do exame toxicológico e, além disso, temos parceria com diversos laboratórios para facilitar e tornar ágil o seu diagnóstico.
Agora que você já sabe quais tipos drogas são detectadas no exame toxicológico, você já pode marcar a sua análise. Se quiser saber mais sobre essa avaliação, confira as informações abaixo!
Caso você deseje saber mais informações a respeito do Exame Toxicológico, como:
- Quanto Tempo a Maconha fica no Organismo?
- Quais os Malefícios dos Efeitos da Cocaína?
- Ficar perto de quem consome droga afeta o resultado do exame?
Entre outros, confira já a nossa página principal: Saiba Tudo! Exame Toxicológico, para que você entenda essas e outras dúvidas mais comuns sobre o Exame Toxicológico!
Se tiver alguma dúvida ou precisa de qualquer ajuda, conte com a Toxicologia Pardini! Entre em contato pelos canais abaixo: